segunda-feira, 1 de junho de 2020

Três moradores de Alto Paraíso de Goiás testam positivo para para o novo coronavírus



Três moradores de Alto Paraíso de Goiás foram diagnosticados com a Covid-19.

A informação é desta segunda-feira (1). De acordo com a Secretaria de saúde, dos 30 casos notificados, 27 foram descartados.

O setor de Vigilância Epidemiológica da prefeitura local informou que recebeu, no dia 25, a informação de que duas pessoas que tiveram contato com um paciente de São João d’Aliança, que faleceu vitima do Covid-19, estavam circulando em Alto Paraíso de Goiás.

Após dois dias de buscas, no dia 27, funcionários das áreas técnicas da secretaria municipal de saúde conseguiram localizar e notificar estas pessoas, além de realizar imediatamente a coleta em um dos pacientes.

O material foi encaminhado no mesmo dia para o LACEN, laboratório referência para esses casos em Goiás.

Os órgãos da prefeitura fizeram minucioso levantamento de todas as pessoas com quem tiveram contato, sendo estas também notificadas e colocadas em quarentena.

O prefeito Martinho Mendes e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cleuza de Paulo deram detalhes sobre o assunto no vídeo acima.

Na manhã desta segunda-feira (01) após receber o resultado dos exames encaminhados ao LACEN, e constatado positivo, a Secretaria de Saúde deu inicio aos testes rápidos em todas as pessoas identificadas que tiveram contato com esse paciente, colocando-os também em isolamento absoluto.

O paciente contaminado está bem, recebendo o tratamento adequado e necessário, e permanecerá isolado, com novos testes sendo feitos nos períodos protocolares determinados.

Acionada, a Secretaria da Rede de Proteção Social está dando as pessoas isoladas, além do apoio psicológico, alimentos em forma de cesta básica.

Segundo informações dadas pelos próprios pacientes, algumas dessas pessoas, inconscientemente, frequentaram ambientes públicos, como mercados, farmácias e panificadoras.

A secretaria municipal de saúde recomenda que a população aumente os cuidados com a higiene pessoal, use máscaras e só saia de casa se for realmente necessário.

Aglomerações em residências, como churrascadas e festas, jogos de futebol, entre outras, estão terminantemente proibidas.

O comandante da 14ª CIPM, Major Júnio Ferreira, alerta que a Polícia Militar intensificará suas ações, agindo com rigor e severidade dentro do que determinam os decretos municipal e estadual

Qualquer pessoa que tiver algum sintoma do Covid-19, entre imediatamente em contato com a Secretaria de Saúde através do telefone (62) 98558-3184.

Fonte: O Vetor

Nenhum comentário:

Postar um comentário