A1

domingo, 14 de junho de 2020

Poeira encobre a cidade de Divinópolis de Goiás




Já é rotina na vida dos moradores de Divinópolis de Goiás, na região nordeste do estado, respirar poeira. Vários moradores procuraram o blog Antônio Carlos para relatar a situação.

A poeira do pó do calcário que havia amenizado nos últimos meses, voltou com tudo nos últimos dias. A poeira fica mais visível no fim da tarde e durante a noite.

Há alguns anos a câmara de vereadores cobrou providências da empresa situada no município, para justificar o excesso de poeira gerada pela empresa. Na ocasião, a empresa se comprometeu em diminuir os níveis de poeira e prometeu benefícios para o município.

Durante esse período os níveis de poeira diminuíram consideravelmente na cidade de Divinópolis. Nestes últimos dias as nuvens de poeira voltaram, numa época em que está em alta a produção de calcário.

Um estudo feito pela secretaria de saúde de Divinópolis, em 2016, apresentou dados assustadores sobre doenças respiratórias no município. Segundo apresentado na época, 82% das internações no município, eram relacionadas à doenças respiratórias.

A prefeitura de Divinópolis agendou uma reunião com a gerência da empresa, para conhecer o processo industrial de perto e buscar uma solução para o problema.

A poeira do calcário pode provocar doenças graves e extremamente incapacitantes, ocasionando grande queda na qualidade de vida dos pacientes.

A inalação dessas partículas também pode levar ao desenvolvimento de câncer de pulmão. Além disso, a simples exposição da população pode piorar muito os quadros de asma e alergia respiratória de maneira geral, levando a exacerbações e favorecendo as infecções pulmonares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário