sábado, 4 de julho de 2020

MP-TO pede na Justiça instalação urgente de barreira sanitária entre Arraias-TO e Campos Belos-GO



O Ministério Público do Tocantins entrou na Justiça com um pedido para que o governo seja obrigado a instalar com urgência uma barreira sanitária na divisa com Goiás.

O promotor João Neumann Marinho da Nóbrega quer que o ponto de fiscalização seja montado entre Arraias, no sudeste do Tocantins e Campos Belos, no nordeste goiano.

Para justificar o pedido ele apresenta dados que mostram o aumento do número de casos na região e lembra a 'inexistência de estrutura mínima" do Hospital Regional de Arraias. A unidade é referência para sete cidades da região, mas não tem nenhum leito de UTI, por exemplo.

Neumann disse ainda que emitiu ofícios com a recomendação para que a barreira fosse instalada e cobrou posicionamentos do governo, mas não teve resposta. Ele quer agora que a Justiça dê uma liminar obrigando o Estado a tomar medidas.

A reportagem procurou a Secretaria de Comunicação para comentar o caso, mas ainda não houve retorno.

O MP quer que a barreira tenha funcionamento contínuo, com a presença de profissionais de saúde, da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, todos com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Pediu ainda que o governo forneça máscaras de proteção para distribuição, produtos e materiais para higienização, inclusive de veículos, termômetros, testes rápidos de Covid-19 e outros insumos.

Fonte: MPTO e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário