terça-feira, 14 de julho de 2020

Posse-GO: Paciente relata que testou positivo para coronavírus e não foi notificada pela Secretaria de Saúde



Uma mulher morada da cidade de Posse, no nordeste goiano, informou que testou positivo para o novo coronavírus e a Secretaria de Saúde não notificou o caso.

A mulher que pediu para não ter sua identidade revelada, contou que sentiu os sintomas procurou a saúde do município, que informou a ela que não iria fazer o exame de covid-19, pois os sintomas dela era de dengue.

Ela procurou a rede privada de saúde, onde fez o teste e deu positivo para o novo coronavírus. Na clínica particular ela foi informada que o caso seria encaminhado para a Secretaria de Saúde e que o Comitê de Covid entraria em contato com ela. Fato que não houve ainda o contato da secretaria com a mulher.

Devido à demora em entrar em contato, ela mesmo entrou em contato com a Secretaria de Saúde, pelos números disponibilizados para atender sobre o covid-19, para relatar que havia testado positivo, mas as ligações não foram atendidas e as mensagens, foram visualizadas, mas não foram respondidas.

Ela realizou o exame de contraprova na rede particular e aguarda o resultado e está em isolamento há sete dias e ainda aguarda o contato e as orientações da Secretaria de Saúde. A mulher contou que outras duas pessoas que moram na sua casa estão com sintomas da doença.

Posse já tem transmissão comunitária, muitas pessoas que tiveram casos confirmados não sabem onde e quando foram contaminadas. Transmissão comunitária é aquela em que não é mais possível localizar a origem da infecção, indicando que o vírus está circulando entre as pessoas.

O Blog procurou a Secretaria de Saúde que informou que checou os dados dos números do Covid-19 e não confere com o caso relatado nesta matéria e, que os casos ativos que fizeram contato têm uma planilha de monitorados de cada unidade. A Secretaria informou ainda que as clínicas particulares devem informar os casos no mesmo dia da confirmação.

Segundo o último boletim divulgado, o município contabilizava 65 casos confirmados, 32 recuperados, 141 monitorados, 11 suspeitos, 25 descartados e 2 óbitos confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário