terça-feira, 25 de agosto de 2020

Consulta pública decidirá sobre criação de parque na Chapada dos Veadeiros



Está marcada para o dia 8 de setembro deste ano a consulta pública que terá como objetivo discutir a proposta de criação um parque estadual na região das Cataratas dos Couros, localizado no município de Alto Paraíso de Goiás. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semad), as discussões ocorrerão pela plataforma digital Webinar.

A criação do parque do Couros foi anunciada em junho pelo governador Ronaldo Caiado e, segundo informações da Semad, será a primeira unidade de conservação ambiental do Brasil com modelo compartilhado de gestão. Conjugada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a unidade será administrada pela pasta do Meio Ambiente em parceria com a prefeitura local.

Para o debate, que está previsto para ter início às 14h do dia marcado, foram convidados órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, ONGs, proprietários de terras, representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e o público em geral.

Feita a consulta pública, a Semad informou que o georreferenciamento da área a ser protegida deverá ser feito e, depois disso, a assinatura de decreto estadual, constando a gestão compartilhada com a prefeitura de Alto Paraíso. Será criado o conselho gestor consultivo e um plano estratégico, em conjunto com o município.

Um plano de manejo também deverá ser feito pelo município de Alto Paraíso em parceria com o governo de Goiás. Por fim, deverá ser formatada uma estratégia para a integração do entorno, em especial o assentamento Esusa, que comporta 50 famílias. Segundo a Semad, “o objetivo é criar protocolos de atuação eficazes junto às cadeias produtivas, incluindo o turismo de base comunitária, entre outras ações para a melhor gestão desse território”.

Fonte: Mais Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário