sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Ex-servidores municipais de Posse-GO fazem manifestação contra demissão em massa, em plena pandemia




Dezenas de ex-servidores municipais participaram, nesta quinta-feira (20), de uma manifestação contra a decisão do prefeito de Posse (GO), Wilton Barbosa (PSDB), nordeste do estado, que encerrou, abruptamente, o contrato de cerca de 300 servidores municipais, contratados para trabalho em regime temporário.

Entre os dispensados estão professores, garis, merendeiras, motoristas e mecânicos.

Os servidores foram foram contratados por intermédio de processo seletivo e o contrato terminaria em maio passado.

Mas por conta da pandemia, um Projeto de Lei foi aprovado na Câmara de Vereados de Posse (GO) estendendo a validade dos contratos, de todos os servidores temporários, até dezembro deste ano, para evitar demissão durante a situação de vulnerabilidade social.

No entanto, segundo os lideres da manifestação, o prefeito de Posse (GO) decretou estado de calamidade, também em razão da pandemia, e usou o fato como um dos artifícios para encerrar os contratos.

Ainda de acordo com as lideranças, no lugar dos demitidos, o prefeito estaria contratando apenas aqueles demitidos e que claramente apoiam ou tendem apoiar o governo local nas próximas eleições.

Para piorar a situação, nenhum dos servidores demitidos podem receber o auxílio emergencial do governo Bolsonaro porque eles constam no sistema federal como se fossem servidores ativos da prefeitura de Posse (GO).

"Tem gente passando fome. Não recebem mais da prefeitura e não podem receber o auxílio do governo", disse uma delas, que pediu anonimato.

Até a edição deste texto, o Blog não tinha conseguido falar com a Assessoria da Prefeitura de Posse (GO), para esclarecer sobre as reivindicações e denúncias dos manifestantes.

Fonte: Dinomar Miranda

Um comentário:

  1. O descaso é muito grande e ainda encontramos pessoas que não ajudam só tentam atrapalhar nossa luta. A União faz a força e vamos vencer essa batalha.Deus é mais.

    ResponderExcluir