sábado, 3 de outubro de 2020

Aviões lançam água sobre parque da Chapada dos Veadeiros e ajudam a reduzir incêndio



Quatro aviões têm sido utilizados pelo Corpo de Bombeiro no lançamento aéreo de 210 mil litros de água junto com uma operação terrestre para combater as queimadas que vêm consumindo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto, em Cavalcante, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) há pouco mais de uma semana.

A ação conseguiu minimizar os danos e a avaliação das autoridades sinaliza para um cenário de controle dos incêndios na região neste sábado (3), inclusive com previsão de extinguir as chamas já nos próximos dias.

Os Bombeiros informaram que 34 mil hectares da APA de Pouso Alto foram atingidos, aproximadamente 4% do total da área, e cerca de 9 mil hectares do parque da Chapada, quase 3% consumido. Mais de 100 pessoas, entre bombeiros, integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de voluntários locais. Ao todo, 19 veículos foram utilizados e quatro aviões durante as ações

As autoridades relataram que o incêndio provavelmente teve origem em uma propriedade rural no município de Cavalcante, no dia 25 de setembro, e que depois se propagou para as demais regiões vizinhas. Poucos dias depois a linha de fogo já alcançava 20 quilômetros de extensão, influenciada pelas condições climáticas favoráveis à propagação.

Com o avanço das queimadas para a região do Rio Preto, onde estão localizados os principais atrativos turísticos da Chapada, o ICMBio decidiu fechar a região para visitantes até, no mínimo, até este domingo (4).

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário