Vacinação

Conceito Fase 1

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Emater-GO investe no melhoramento e variedade do pequi


A Emater-GO tem um trabalho de melhoramento genético, clonagem e seleção de diferentes genótipos de pequi, com o objetivo de colocar no mercado cultivares com boas características para o consumo in natura e para uso industrial.

O material das melhores plantas nativas, ou seja, que produzem mais frutos e com maior qualidade, é clonado e armazenado num banco de germoplasma para que suas características sejam preservadas.

“Com isso, ofereceremos ao produtor um pequi de alta qualidade, produtivo e mais resistente a pragas”, destaca a pesquisadora da Emater-GO, Elainy Botelho.

Segundo ela, hoje são avaliadas três cultivares diferentes: uma menor, mais adequada à culinária, e outras de maior tamanho, mais voltadas para a produção industrial de derivados de pequi. O plantio deve ser feito apenas em consórcio com outras plantas nativas do Cerrado para evitar a incidência de doenças e pragas, por se tratar de um fruto nativo.

O trabalho deve ser concluído num período de até três anos, quandoos produtores poderão plantar grandes quantidades sem o risco de prejuízo.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário