sábado, 24 de outubro de 2020

Entrevista exclusiva com o cantador e poeta popular Charles Valente


O Cantador Charles Valente, poeta popular que a cada dia se consolida como um nome de destaque da cultura do Nordeste Goiano, fez o papel de embaixador da arte do Vale do Paranã, em visita recente ao Secretário César Augusto da Secretaria da Retomada do Governo de Goiás e conta para Blog em uma entrevista como foi este encontro.

Blog AC – O que motiva um músico, poeta popular, visitar uma secretaria de governo, ligada a retomada do desenvolvimento de Goiás?

Charles Valente - Penso que tem tudo haver. Acredito piamente que o secretário comunga desta mesma filosofia. Pelo que me demostrou o Secretário César Augusto, a Secretaria da Retomada passa por todos os setores da sociedade e em todo estado, sendo que a cultura, o esporte, o laser e o turismo farão parte dos cronogramas de investimentos da secretaria.

Blog AC – Como você vê a Cultura do Nordeste Goiano atualmente?

Charles Valente – Vejo como oportunidade. Temos um vasto cabedal de tradições culturais, festas folclóricas, encontros de culturas, folias, heranças de batuques, festas ligadas a religiões, músicos virtuosíssimos, cantores, empresário de estúdios, palcos, sonorizações e mais. Tudo que qualquer outra região rica culturalmente possa ter, você encontra no nosso Nordeste Goiano.

Blog AC – Ser chamado de regionalista te incomoda?

Charles Valente – Dê maneira nenhuma. É um orgulho! O Vale do Paranã é minha casa, meu canto, meu refúgio e a fonte de inspiração para compor e entoar minhas cantigas. Um Cantador canta com a alma as alegrias e as dores de sua terra, compadece daquele que sofre e atormenta com golpes de acordes e versos aqueles que oprimem seu povo. Suas toadas e seus versos são suas armas contra a tirania, o coronelismo e a escravidão. Vejo no regionalismo a dádiva de pertencer ao lugar.

Blog AC – Segundo a sua ótica, o que você pode dizer de concreto do trabalho da Secretaria da Retomada no Nordeste Goiano no que se refere a cultura?

Charles Valente - Não tenho conhecimento de todos os projetos, mas sei que existem iniciativas sendo desenvolvidas em todos os setores. Estou esperançoso que a cultura e o turismo da nossa região receberão atenção especial.

Blog AC – A aquisição da mandioca dos pequenos produtores do Nordeste Goiano para fabricação de cerveja, já é uma realidade e está em início das atividades, como foi fazer o Jingle para uma iniciativa tão importante para nossa região?

Charles Valente – Foi um orgulho! Tudo que faço e componho, faço com a alma, com o coração e com o intuito de expressar minha arte e meu sentimento. O Jingle foi uma provocação em um encontro virtual do SEBRAE LIDERAÇÃO. O Superintendente do Sebrae Goiás, Sr Derly Cunha, trouxe a novidade, e o Inocêncio Oliveira fez a provocação. Aceitei o desafio e compus o jingle. Acreditava que ficaria ali, mas para minha grata surpresa, andou o estado inteiro. Até o Governador publicou em suas redes sociais. Fiquei muito feliz! Foi através desta modinha que tive acesso ao Secretário, inclusive tendo a oportunidade de visitá-lo.

Blog AC – Você já teve a oportunidade de tocar para o Governador Ronaldo Caiado e nós noticiamos aqui. Como foi este encontro?

Charles Valente – Foi na Chapada dos Veadeiros, no Restaurante Rústico, situado na Vila de São Jorge. Fui contratado para fazer um som na casa, mas não sabia que o Governador estaria lá com a família. Tanto ele como Dona Gracinha e filhos foram muito gentis. Fiquei muito alegre! Agradeço o Blog por ter dado notoriedade neste fato. Aliás, você tem sido um elo de comunicação poderoso do Nordeste Goiano. Gosto muito do seu jornalismo sério, imparcial, mas acima de tudo, preocupado com a sociedade e com a nossa gente. Sou orgulhoso de ter minhas notícias estampadas em um veículo de comunicação tão importante da nossa região.

Blog AC – Agradecemos sua disponibilidade e estamos abertos para divulgar nossa região e nossos valores.

Charles Valente - Claro que a fala de agradecimento é minha. Obrigado pelo espaço e por dar voz e vez para a arte da nossa terra. Gratidão sempre! Saúde e paz para nossa gente.

Charles Valente durante visita recente ao Secretário César Augusto da Secretaria da Retomada do Governo de Goiás


Nenhum comentário:

Postar um comentário