terça-feira, 3 de novembro de 2020

Maguito Vilela teve sedação reduzida, mas 'recuperação é lenta'


Maguito Vilela (MDB), candidato a prefeito de Goiânia, está “vencendo a batalha” contra o coronavírus segundo o filho, Daniel Vilela, informou nesta terça-feira (3). O político segue internado e entubado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de São Paulo, mas já começou a ter a sedação reduzida. O quadro dele é considerado estável.

“Ele vem melhorando a cada dia. É uma fase de recuperação lenta. Ele se encontra sedado, completa hoje quatro dias, mas a gente imagina que já esteja em processo de redução de sedação para que ele possa despertar o mais rápido possível, obedecendo todo o protocolo e o momento correto para que ele possa estar acordado, consciente e recuperado do momento mais difícil dessa doença”, disse Daniel Vilela.

O paciente chegou a ter 75% dos pulmões com inflamação, mas ela vem cedendo aos poucos nos últimos dias de acordo com a equipe médica. “Ele está vencendo essa batalha. Está vencendo com equilíbrio, serenidade, o que é uma característica dele”, completou o filho.

O médico Marcelo Rabahi, que acompanha o político, informou que Maguito estava usando três sedativos. Agora, um deles foi retirado. “Agora estamos avaliando como vai ficar a respiração e, caso mantenha a boa oxigenação, será reduzida a dose dos outros sedativos, de forma gradual”, explicou.

Daniel Vilela também agradeceu o apoio que a família tem recebido e também as orações ao pai. Ele contou ainda que vai dar continuidade aos compromissos de campanha de Maguito Vilela enquanto ele se recupera da doença.

Contaminação

Maguito Vilela, de 71 anos, testou positivo para o coronavírus no último 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia. No dia 27, foi transferido para São Paulo. Já no dia 30, foi entubado após piora no quadro respiratório.

Candidato a vice-prefeito na chapa de Maguito Vilela, o vereador Rogério Cruz (MDB) também testou positivo para o coronavírus. Ele está em casa, seguindo o protocolo médico indicado para este caso.

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí.

Carreira política

Maguito já foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil.

Antes de disputar a eleição desde ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário