segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Primeiro prefeito quilombola é eleito em Cavalcante-GO

O resultado das eleições de 2020 trouxe mudança para o município de Cavalcante, interior de Goiás. O município elegeu o primeiro prefeito quilombola, Vilmar Kalunga (PSB) recebeu 35,68% dos votos (1.959).

Nascido no Vão do Moleque, no Quilombo Kalunga, Vilmar foi presidente da associação dos moradores da região e ganhou notoriedade após a luta pela demarcação das terras. Ele tem formação em educação no campo e pós-graduação em ciências da natureza e matemática.

Apoio

Na campanha, o candidato recebeu apoio de candidatos a prefeitura de Goiânia, Elias Vaz (PSB) e Vanderlan Cardoso (PSD). O ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) também declarou apoio a Vilmar, ao Correio Braziliense o político diz que o prefeito pode contar com seu apoio no Congresso Nacional.

Eleição no município

Paradão (PTB) ficou em segundo lugar com 27,52% dos votos válidos. Uma vereadora apoiadora de Vilmar também foi eleita, Eriene Kalunga conseguiu 3,35% dos votos e em 2021 ocupará uma cadeira na câmara.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município totalizou 5.768 votos, sendo 5.560 válidos, 33 brancos, 17 nulos e 995 abstenções.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário