terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Álbum de figurinhas apresenta aves na Chapada dos Veadeiros e estimula preservação ambiental do Cerrado


Apreciar, admirar e conhecer as diversas espécies de aves do Cerrado brasileiro de um jeito educativo e divertido. Um álbum de figurinhas multicolorido, com status de livro, escrito e ilustrado pela artista visual e designer gráfico Luana Santa Brígida, destaca algumas ameaçadas de extinção e espécies típicas dessa região. É o “Álbum de figurinhas: aves na Chapada dos Veadeiros”.

“O álbum envolve tanto a parte criativa da criança como também essa parte didática de conhecer um pouco mais sobre o Cerrado, sobre as espécies que habitam esse bioma”, explica Luana em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta segunda-feira (14).

O lançamento oficial do álbum pela Editora NegaLilu será realizado nesta terça-feira (15), pelas redes sociais. Segundo a autoria, leitores de todas as idades passarão a conhecer aspectos físicos, hábitos e curiosidades sobre cada personagem.

“No Cerrado a gente tem mais de 300 espécies de aves. O álbum tem três formações vegetais: a floresta, a savana e o campo. Então a gente tentou colocar 30 espécies de cada formação vegetal. São espécies populares que as pessoas olham e reconhecem, tem algumas ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o galito, e algumas espécies endêmicas que só tem no Cerrado”, enumera.

A publicação é bilíngue, composta por um guia de campo, 60 adesivos, cenário ilustrado com quase 2 metros de comprimento, além do envelope onde todas as peças são guardadas.

A pesquisa de Luana Santa Brígida se iniciou há sete anos e, para a publicação do álbum de figurinhas, a autora construiu o perfil divertido e cientificamente coerente de cada ave, contando com consultoria técnica da bióloga Vívian Braz.

A história delas foi traduzida para o inglês pela revisora e tradutora Janaynne Carvalho do Amaral, permitindo acesso ampliado por leitores e leitoras de todo o mundo, que têm curiosidade pela Chapada dos Veadeiros e que visitam com frequência a região de Alto Paraíso e a Vila de São Jorge, bem como o município de Cavalcante e São João d’Aliança.

O álbum-livro custará R$ 50 e será comercializado nos seguintes pontos de venda: O Jardim, Livraria Palavrear e Pomar Livraria, em Goiânia, e também disponível nas lojas virtuais: www.negalilu.com.br e www.luanasantabrigida.com

Acompanhe a entrevista a seguir:

Fonte: Sagres Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário