domingo, 7 de fevereiro de 2021

Goiás recebe nova remessa com 77,8 mil doses de CoronaVac para imunizar idosos


Goiás recebeu na manhã deste domingo (7) uma nova remessa com 77,8 mil doses de CoronaVac. De acordo com o governo, esse quantitativo será utilizado na vacinação de quase 53 mil moradores com mais de 85 anos.

O restante ficará armazenado para que esses idosos tenham a garantia de que vão receber a segunda dose em até 28 dias após a aplicação da primeira, que deve começar já na segunda-feira (8).

Um voo comercial com as doses saiu de São Paulo e pousou às 8h20 no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia. As doses foram conferidas com apoio de agentes do Ministério da Saúde. O novo lote da CoronaVac seguiu direto para a Rede de Frio da Secretaria Estadual de Saúde, na capital.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que as novas doses da vacina juntamente com mais 15 mil doses da última remessa recebida permitirão a vacinação de 100% da população com 85 anos e acima e parte da população com mais de 80 anos.

“Vamos conseguir atender a todos acima de 85 anos. Isso nos traz uma esperança enorme, pois é a faixa etária que tem maior risco de complicações e letalidade”, disse Caiado.

Conforme o governador, as doses serão entregues às cidades goianas neste domingo. Ele afirmou ainda que a Secretaria de Saúde tem cada município mapeado de acordo com o número de pessoas com mais de 85 anos.

Caiado afirmou ainda que o estado fiscalizada furadas na fila de vacinação: "Não podemos permitir. O estado está atuando junto ao Ministério Público".

Um levantamento realizado pela SES-GO apurou que até sábado (6), data do último balanço, foram aplicadas 125.437 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, é produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário