terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Nova variante do coronavírus é detectada em Goiás


Uma nova variante do coronavírus (Sars-CoV-2) foi detectada em Goiás. A cepa denominada P2 foi identificada em uma paciente de Ceres, no Vale do São Patrício, em Goiás. Ela já havia sido diagnosticada anteriormente com outra variante da doença.

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino.

Em entrevista, a Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, explicou que, pelos levantamentos feitos pelo Brasil, essa linhagem não seria mais transmissível ou causaria sintomas mais graves. “O que serve de alerta para todos nós é que quem já teve a doença, ela pode ter uma segunda vez.”

Flúvia destacou ainda que essa nova variante identificada em Goiás não é a mesma cepa detectada no Amazonas. “Não identificamos laboratorialmente nenhuma amostra com essa variante.”

Em relação aos pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para Goiás assim que eles chegaram a capital foram coletadas 24 amostras e estas enviadas para o Instituto Adolf Lutz, laboratório de referência localizado em São Paulo, mas ainda sem resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário