segunda-feira, 1 de março de 2021

Divinópolis de Goiás: Dona Adélia fecha um ciclo da família Cirineu


Divinópolis de Goiás se despede de Adélia Pereira de Carvalho, filha caçula de Luís Pereira Cirineu. Dos sete filhos do patriarca, Adélia foi a última a falecer, no dia 25 de fevereiro de 2021, com 100 anos de idade.

Dedicada e exemplar dona de casa, Adélia era uma referência na culinária local. Tinha sempre em casa doces e bolos saborosos, produzidos por ela, para oferecer a todos que a visitavam. Ela era sempre muito acolhedora, simples e generosa.

Desde de muito nova, Adélia já se mostrava batalhadora e guerreira. Apaixonou-se pelo jovem Astrogildo Dias de Carvalho e, mesmo sem o apoio da família nesse romance, ela enfrentou todos os obstáculos, casou-se com ele e mudou para uma fazenda de seu pai Luís Pereira Cirineu.

Muito trabalhador, Docão, como era conhecido, com apoio incondicional da esposa Adélia, se tornou um dos grandes e prósperos fazendeiros de Divinópolis de Goiás.

Com a morte de Adélia fecha-se o ciclo da segunda geração da família Luís Pereira Cirineu. Ele foi o responsável pela emancipação da cidade de Divinópolis de Goiás, em 1958, quando o Distrito de São Domingos passou a ter status de município com o nome de Galheiros.

Luís Pereira Cirineu faleceu em 1960, com 77 anos e deixou um legado nesta cidade, onde parte da população é formada por seus netos, bisnetos, trinetos e tetranetos.

Um comentário: