sexta-feira, 19 de março de 2021

Parque da Chapada dos Veadeiros volta a ser fechado após decreto para evitar o avanço da Covid-19


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado, ficará fechado para visitação a partir desta sexta-feira (19) até o próximo dia 30 de março. O município segue o decreto estadual que determina a paralisação de atividades não essenciais por um prazo de 14 dias para conter o avanço dos casos de Covid-19.

A Prefeitura de Alto Paraíso aderiu às normas estaduais e publicou o decreto de restrições na última quarta-feira (17). No ano passado, o parque chegou a ser fechado para visitação no mês de março e só foi reaberto em agosto, após um novo decreto da prefeitura que autorizava o funcionamento de hotéis, bares e o turismo.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, quando puder reabrir novamente, o parque manterá os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus;

Abrir espaço na trilha entre outros grupos de pessoas, mantendo o distanciamento seguro;

Uso obrigatório de máscara nos espaços internos e a recomendação do uso na trilha;

Controle de visitantes;

Disponibilização de álcool gel;

Aferição de temperatura.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O parque foi criado em 1961. Geralmente, o período de seca vai de maio a outubro, quando é mais procurado. Já entre novembro e abril, as chuvas dão outra experiência aos turistas.

Segundo um levantamento do site de viagens Tripadvisor, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi eleito o melhor do Brasil e o 25º do mundo.

O parque tem 240 mil hectares e é apenas uma parte da região da Chapada dos Veadeiros, que é considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Estão em regiões próximas ou dentro da Chapada dos Veadeiros três aquíferos: o Guarani, o Urucuia e o Bambuí.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário