domingo, 25 de abril de 2021

Cachoeiras Paredão do Céu 1 e 2 são atrações na nova extensão da Chapada dos Veadeiros, em Nova Roma-GO




Goiás é um estado de riquezas naturais inimagináveis. O cerrado é repleto em cenários de brilhar os olhos, possui uma vegetação com biodiversidade de Plantas e Animais de todas as cores e formatos, muitos exclusivos dessa região. Mas quando o assunto é quantidade cachoeiras e quedas, o estado ostenta o primeiro lugar do Brasil com inúmeras e incontáveis maravilhas hídricas.

Agora...Imagine um Lugar, com Natureza Extrema, pouquíssimo conhecido, escondido no meio de um Vale quase que “Encantado”, repleto de animais silvestres, Fauna, Flora Abundante, Paisagens e Mirantes de tirar o Fólego, onde você lava a alma Literalmente.  Pois é, ele existe... Localizadas a 31 km de Nova Roma-GO e abertas a visitação, as Cachoeiras Paredão do Céu 1 e 2, estão situadas na nova extensão da Chapada dos Veadeiros, nordeste de Goiás, mais precisamente no Povoado Amendoim, região conhecida como “Chapadinha”.  São duas super quedas que despencam em dois cânions profundos rodeados de paredões seguindo o curso no Rio da Forquilha cujo trajeto vai dar na conhecida Cachoeira da Forquilha.

O Lugar é considerado de difícil acesso, mas é uma diversão à parte pra quem é amante de Trilhas e Aventuras.  A primeira e mais Imponente Cachoeira, possui uma altura de 70 metros, sendo possível a prática de Rapel, possui um Poço de aproximadamente 25 metros de profundidade, ótimo pra banho e mergulho. No seu arredor a vista pra cachoeira é perfeitamente panorâmica, constituída de pedras grandes e planas das quais você pode contemplar sentado, deitado e até fazer piquenique. Tem vários pontos com árvores que contam com sombra, possibilitando também a armada de redes pra que você fique ainda mais à vontade. A segunda Cachoeira com menos volume d’água, mas, não menos impressionante, se encontra subindo o rio apenas 500 metros, basta seguir o caminho dos Paredões. Possui 75 metros de altura e um poço com 8 metros de profundidade.

As duas cachoeiras foram nomeadas recentemente, em 2017 por exploradores, e ainda existe uma infinidade de Matas e Florestas Densas ali próximas com muita opção a se desbravar. O lugar apelidado também de “Nárnia”, é uma Reserva com área de proteção ambiental cheia de Nascentes e veias d’água sumamente importantes para o equilíbrio e manutenção às bacias dos Rios da região.

COMO CHEGAR

Existe no Google Maps um rota registrada, mas à medida que você se aproxima do Povoado você tem estradas e bifurcações que também levam ao destino. Para se chegar neste paraíso o melhor acesso é a partir de Nova Roma-GO pela GO-114 sentido ao povoado Cormari, porém o ponto de partida da trilha é no Povoado Amendoim. A trilha leva em média 2 horas e 40 minutos pra ser concluída, possui um total de 5km, tendo 2 níveis de dificuldade. No início, o nível da trilha é moderado onde o caminho dispõe de estradas, trechos estreitos, porém visíveis, passando por subidas leves, atravessando um rio e mata fechada, nada que dificulte muito a caminhada, porém a partir dos 3,6 km, o trajeto se torna difícil pois começa um desnível de uma pequena descida e logo após um paredão de quase 100 metros de altura onde se desce em caráter de escalada média, numa angulação próxima de 60 Graus. No decorrer do percurso você presencia paisagens de Mata Virgem, atravessa Rios e Córregos com água cristalina bem como toda riqueza visual e ambiental de brilhar os olhos e deixar qualquer trilheiro de queixo caído. É Importante saber que não é oferecido próximo ao local, serviços de Hospedagem e Alimentação. É necessário a ajuda de um guia turístico, pois há um grande risco de se perder, mas você poderá dispor desse guia procurando algum morador das proximidades!

CONTEÚDO VISUAL

Antes de pegar a trilha você pode ver mais detalhes do lugar e do trajeto visualizando fotos e vídeos acessando o instagram @paredaodoceu, facebook: Cachoeira Paredão do Céu, conferir vídeos no You Tube, com cenas bem claras dos lugares por onde se passa e todos os ângulos depois que se chega. Basta digitar: Cachoeira Paredão do Céu, parte 1 e parte 2. No Google Maps existe também uma aba com fotos registradas por diversas pessoas desde 2017, assim como visualização em 360 Graus da Cachoeira e seu entorno!

OBSERVAÇÕES

Não possui área relativamente propícia pra acampamento ao lado da cachoeira, o melhor local fica descendo 300 metros rio abaixo. Como se trata de um lugar de acesso difícil é aconselhável a pratica de camping e rapel apenas com experiência ou acompanhado de Guia.

CUIDADOS

Como se trata de uma reserva de mata fechada, virgem, cheia de direções e relevos, é super importante redobrar os cuidados onde pisa, tanto pelo risco de queda, risco de se rasgar, furar e ser picado por cobras ou bichos venenosos. Fique atento sempre aos barulhos, pois é habitat de animais ferozes de porte grande como por exemplo a Onça Pintada, Gatos, Cachorros do Mato, etc. Portanto use calçados e roupas, bem como objetos de proteção sempre para qualquer contratempo! Mas fique tranqüilo pois as aparições de animais não são freqüentes.

IMPORTANTE

Ao visitar e trilhar essa região, leve em consideração sempre a preservação e cuidados por onde passa e no que faz. Não suje, leve embora seu lixo (Plástico, ferro, vidro, ou qualquer coisa que degrade o meio ambiente), não derrube arvores e plantas sem motivo de precisão, não provoque queimadas ou seja... Não maltrate, apenas curta, se divirta, sinta a natureza. Se cuidar ela estará sempre linda pra todos nós.

Texto: Leonardo Martins Pereira da Silva

@leomartinsx

LOCALIZAÇÃO / COORDENADAS GEOGRÁFICAS: 13°56'37.2"S 47°00'24.3"W













Um comentário:

  1. Eu tive o privilégio de conhecer esse lugar, é incrívelmente indescritível,a trilha é muito completa, as paisagens são uma perfeição, é uma aventura na floresta que traz de tudo de verdade que um Trilheiro procura. Quando você chega nas cachoeiras a energia é coisa de outro mundo, uma coisa boa invade o coração e não dá vontade de ir embora. É a trilha mais completa que existe na região. Eu adorei e se tornou o meu lugar xodó

    ResponderExcluir