sexta-feira, 23 de abril de 2021

Caiado cita “convergência entre poderes” durante posse de novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás



Governador destaca parcerias como instrumento para superar dificuldades. Wilson Safatle Faiad e Fernando de Castro Mesquita passam a ocupar as vagas de Ney Teles de Paula, na 3ª Câmara Cível, e de Nicomedes Domingos Borges, na 1ª Câmara Criminal, respectivamente

O governador Ronaldo Caiado destacou a “convergência de objetivos entre os três poderes” durante a posse dos magistrados Wilson Safatle Faiad e Fernando de Castro Mesquita como desembargadores, realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), nesta sexta-feira (23/04). Segundo ele, a soma de esforços contribui para que o Estado possa superar dificuldades.

Wilson Safatle Faiad vai atuar na 3ª Câmara Cível, na cadeira antes ocupada por Ney Teles de Paula. Já Fernando de Castro Mesquita será titular na 1ª Câmara Criminal, na vaga do desembargador Nicomedes Domingos Borges que, neste biênio (2021/2023), atua como corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás.

Ao citar a parceria e independência entre poderes, o governador ressaltou o trabalho realizado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França. “Todos convergimos para o mesmo objetivo, que é resgatar a qualidade de vida dos goianos”, ressaltou.

Carlos Alberto França disse que o governo do Estado possui com o Judiciário uma parceria positiva para o conjunto da sociedade. Escolhido para saudar os empossados, o desembargador Marcus da Costa Ferreira lembrou que, nesta sexta-feira (23/04), é comemorado o Dia do Livro. Aproveitou para citar o recente lançamento do programa Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento, iniciativa do Governo do Estado. “O governador é digno de todos os nossos agradecimentos pelo carinho, zelo e vigor com que tem cuidado de nós e do nosso patrimônio”, ressaltou.

Os empossados também foram saudados pelo procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva.

Trajetórias

Os dois magistrados foram escolhidos durante sessão realizada no último dia 12 de abril. Wilson Safatle Faiad assume o novo cargo por critério de merecimento, e vai atuar na 3ª Câmara Cível. Formou-se, em 1984, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem pós-graduação em Direito Processual Civil, também pela UFG. É professor efetivo na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), atualmente licenciado, e, ainda, formado em língua espanhola. Antes da magistratura, exerceu a advocacia por cinco anos em sua cidade natal, Catalão.

“Desembargador é uma etapa na carreira de uma vida de muito trabalho e dedicação. É uma alegria, um crescimento profissional, mas também motivo de mais luta”, pontuou Wilson. Ele ingressou na magistratura em agosto de 1989, e atuou nas comarcas de Campos Belos, Israelândia, Mara Rosa, Quirinópolis, Anápolis e Goiânia. Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de 2007 a 2010; juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), no biênio 2012/2014, e ouvidor da Justiça Eleitoral no mesmo biênio.

Fernando de Castro Mesquita, que ingressa por antiguidade, será titular na 1ª Câmara Criminal. Nascido em Goiânia, graduou-se em Direito pela então Universidade Católica de Goiás, no ano de 1982. Foi servidor do TJGO de 1981 a 1989, e tomou posse como juiz substituto em junho de 1991. Atuou nas comarcas de Carmo do Rio Verde, Padre Bernardo, Goiás, Goiânia, Itauçu, Uruaçu, Taquaral de Goiás e Silvânia. “A responsabilidade é outra. Estamos em outro patamar, em que o olhar para o processo deve ser mais apurado. Mas é uma alegria, é o máximo da carreira do Estado”, afirmou Fernando.

De 2005 a 2007, foi juiz titular da 135ª Zona Eleitoral de Goiânia e, entre 2014 e 2016, juiz eleitoral substituto no Tribunal Regional Eleitoral. Foi empossado como juiz membro titular para o biênio 2016/2018. Compôs a banca examinadora da prova oral para o concurso da magistratura do Estado de Goiás em 2013. Atualmente, faz parte como ouvinte do Programa de Pós-Graduação em Direito, mestrado/doutorado, da Universidade Federal da Bahia.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira; presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Patrícia Carrijo; prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Edson Ferrari; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO); desembargador Leandro Crispim; a procuradora-geral do Estado, Juliana Prudente; a procuradora-geral do Município de Goiânia, Tatiana Accioly Fayad; diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira e a advogada Anna Vitória Caiado.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário