domingo, 11 de abril de 2021

Semad realiza reunião com comunidade do Parque Estadual de Terra Ronca


Titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andreia Vulcanis convocou para esta segunda-feira (12) uma reunião extraordinária virtual com a comunidade que tem vínculo com o Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), localizado no Nordeste de Goiás, entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás.

Serão debatidos temas como os planos de manejo espeleológico, de uso público e a regularização fundiária. O encontro foi marcado após a publicação de instrução normativa no dia 31 de março aprovando o plano de manejo do Peter, criado em 2003. A comunidade, que tinha pedido revisão do documento, protestou.

Andrea Vulcanis explicou que, embora o plano tenha sido criado em 2003 e nunca aprovado pela Semad, isso ocorreu agora por causa de parceria celebrada entre o Estado de Goiás e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para elaboração de uma modelagem econômica visando a exploração turística na região.

Por questões burocráticas, o plano de manejo precisava ser aprovado até o dia 31 de março, e foi o que ocorreu. A titular da Semad garantiu que o documento será revisado com a participação dos interessados.

A comunidade reclamou por não ter sido ouvida e chegou a acionar o representante do Ministério Público, em São Domingos, que pediu a suspensão do plano de manejo, mas não foi atendido. Para a reunião desta segunda-feira, principalmente com os integrantes do Conselho Consultivo do Peter, a titular da Semad pediu o engajamento e a participação da população, de entes públicos e de especialistas. O MP também foi convidado.  Para Andreia Vulcanis, quanto maior a participação, menor o risco de questionamentos futuros. 

Como uma das reclamações da comunidade do Peter foi de que muita gente não pode participar da audiência pública realizada pela Semad no dia 24 de março para falar da zona de amortecimento, data em que foi comunicada a intenção da pasta de aprovar o plano de manejo, a secretaria preparou para a reunião desta segunda-feira, diversos pontos de internet. Além das sedes das Secretarias de Meio Ambiente de São Domingos e de Guarani de Goiás, uma pousada e residências de vereadores e de um morador local estarão com internet disponível para participação na reunião.

A reunião será realizada entre 14 e 17 horas desta segunda-feira (12). Inscrições podem ser feitas no site da Semad - https://www.meioambiente.go.gov.br

Fonte: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário