quinta-feira, 27 de maio de 2021

Alto Paraíso e Cavalcante-GO recebem laboratórios Include


O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), inaugura duas unidades do projeto Include nos municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, no Nordeste goiano, nos dias 27 e 28 de maio. Os laboratórios serão entregues oficialmente pelo governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado. No entanto, os espaços de aprendizagem já funcionam de maneira remota.

O Include tem como objetivo difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, fornecendo ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema totalmente disruptivo.

Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacita gratuitamente jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas). A expectativa é atender, nas seis unidades Include, pelo menos 1,8 mil estudantes goianos de comunidades em situação de vulnerabilidade até 2023.  

“Os laboratórios Include são uma parte importante do Goiás Social porque atende justamente a essa determinação do governador Ronaldo Caiado, de diminuição das desigualdades sociais, especialmente por região, que temos em Goiás, por meio da criação de oportunidades de estudo e geração de emprego e renda. Com certeza, hoje se abre uma janela de infinitas possibilidades para o futuro dos jovens que poderão estudar e desenvolver suas habilidades”, disse a primeira-dama Gracinha Caiado.

Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia explica que os laboratórios Include têm a missão de levar o ensino de tecnologia digital, bem como robótica, computação e programação para jovens de comunidades carentes, que não têm acesso à tecnologia e à educação. “Com a pandemia, redobramos os cuidados e preparamos nossos profissionais para pudessem levar conhecimento e informação, mesmo à distância, seguindo as medidas de isolamento social contra o Covid-19”, afirma.

Maior número no Brasil

Goiás tem seis laboratórios Include – Goiânia (duas), Luziânia, Alto Paraíso, Valparaíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. Até o final do próximo ano, Goiás contará com mais 20 unidades. Será o Estado com o maior número de laboratórios do Brasil.

O Include conta ainda com instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Estão em fase de instalação unidades no Rio de Janeiro, no Amazonas e no Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Desenvolvido em parceria com o Governo de Goiás, o projeto ainda conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Programando o Futuro, da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Gouvêa Ecosystem. 

Instalações e material

Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.

Inaugurações

Alto Paraíso de Goiás

27 de maio de 2021 – quinta-feira

15h – Asjor - Associação Comunitária da Vila de São Jorge

Endereço: Rua 10, Lote 02, Vila de São Jorge

Cavalcante

28 de maio de 2021 - sexta-feira

9h – Colégio Estadual Elias Jorge Cheim

Endereço: Rua 2, s/n, Centro

Sobre o Instituto Campus Party

A associação civil sem fins lucrativos foi fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.

Gabinete de Políticas Sociais (GPS) - Governo de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário