segunda-feira, 31 de maio de 2021

Conselheiros tutelares de Alvorada do Norte, Damianópolis, Buritinópolis, Simolândia, Sitio D'Abadia e Mambaí são os primeiros a participarem de capacitação on-line do MP


O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da Área da Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional (CAO), deu início nesta segunda-feira (31/5) ao curso Capacitação de Conselheiros Tutelares On-line 2021.

Os primeiros municípios a integrarem essa formação são Alvorada do Norte, Damianópolis, Buritinópolis, Simolândia, Sitio D'Abadia e Mambaí.

O curso é dividido em três dias de encontros, nos quais são trabalhados três diferentes módulos: os dois primeiros com ênfase em aspectos teóricos e o último, de caráter prático. No primeiro dia é abordada a Doutrina da Proteção Integral e Política de Atendimento, temática a ser explicada pelo promotor de Justiça Pedro de Mello Florentino, e também o tema Entendendo a Rede de Proteção e as Atribuições do Conselho Tutelar, que será detalhado pelo promotor Maurício Alexandre Gebrim.

Já no segundo módulo, que será realizado nesta terça-feira (1º/6), a coordenadora da Área da Infância, Juventude e Educação do CAO, Cristiane Marques de Souza, falará sobre A Relação Conselho Tutelar e Escola, enquanto as psicólogas integrantes da Unidade Técnica em Psicologia do MP-GO esclarecerão sobre O Conselho Tutelar e a Escuta de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. Neste dia, a programação é finalizada com a apresentação de um vídeo informativo sobre prevenção e combate ao trabalho infantil.

No último dia de capacitação, que ocorrerá em 8 de junho, a equipe da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial e Judicial (Caej) apresentará um enfoque prático sobre o tema Ética do Conselheiro Tutelar, Abordagem nas Famílias e Estudo de Caso com Aplicação dos Fluxos e Protocolos Desenvolvidos no Serviço Fortalecendo Redes.

Outros municípios

Os municípios que ainda receberão a capacitação são: Maurilândia, Castelândia, Porteirão, Turvelândia, Cachoeira Alta, Sanclerlândia, Córrego do Ouro, Buriti de Goiás, Campinorte, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Bela Vista, Hidrolândia, Posse, Guarani de Goiás, Montes Claros de Goiás, Petrolina, Santa Rosa de Goiás, São Domingos, Divinópolis de Goiás, Campos Belos, Campo Alegre de Goiás e Goiânia. A Área da Infância, Juventude e Educação já elaborou e encaminhou o cronograma de todas as Promotorias de Justiça que solicitaram a capacitação. Aquelas que queiram a prestação desse serviço podem requerê-lo à área de atuação.

Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário