sexta-feira, 14 de maio de 2021

ENEL Distribuição Goiás inaugura centro-satélite em Formosa-GO


A Enel Distribuição Goiás entregou, na manhã desta sexta-feira (14), o Centro-Satélite de Formosa, o primeiro do Estado. Trata-se de uma infraestrutura em que são inseridos equipamentos elétricos e eletrônicos controlados remotamente e que tornam a rede mais seletiva e eficiente, diminuindo a quantidade de clientes afetados no caso de interrupção do fornecimento.

 A companhia investiu em torno de R$ 6 milhões na obra, que vai melhorar ainda mais a qualidade de energia distribuída para cerca de 11,5 mil clientes da região. A cerimônia foi realizada de forma virtual, devido à pandemia, e contou com a participação de autoridades e convidados.  

O responsável por Desenvolvimento de Redes da Enel Distribuição Goiás, Roberto Vieira, explica que o Centro-Satélite de Formosa dispõe do que há de mais moderno em termos de distribuição de energia. "São equipamentos que podem ser comandados à distância e que permitem o isolamento de defeitos e a recomposição rápida no caso de uma falha no fornecimento, diminuindo a frequência e a duração em casos de queda de energia. Temos ganhos na operação da rede, na segurança e na qualidade do fornecimento para os clientes.” 

A instalação do centro-satélite envolveu a construção de 5 quilômetros de redes subterrâneas entre a infraestrutura e a Subestação Itiquira, assim como a revitalização e automação de 4 quilômetros de redes aéreas no entorno da obra, incluindo a instalação de equipamentos de telecontrole. 

Entregas   

O Centro-Satélite de Formosa é mais uma entrega da Enel para os goianos. Somente neste ano, a companhia entregou nove grandes obras no Estado: a ampliação da Subestação Serra de Caldas, em Caldas Novas; a construção da nova Subestação Ipê e a ampliação e modernização da Subestação Cabriúva, ambas em Rio Verde; a construção da Subestação Santa Genoveva e a ampliação da Subestação Meia Ponte, em Goiânia; a ampliação e modernização das subestações Pamplona (Cristalina), Independência (Aparecida de Goiânia) e Catalão; e a nova Subestação Mata Feia (Caldazinha). 

Desde que assumiu o controle da distribuição de energia em Goiás, em fevereiro de 2017, a Enel tem investido fortemente em obras estruturais de construção, ampliação e modernização de subestações em todo o Estado. Nos quatro primeiros anos, foram entregues 12 novas subestações e ampliadas e modernizadas outras 93 unidades.

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário