terça-feira, 29 de junho de 2021

Governo de Goiás vai começar obra da GO-447 no dia 8 de julho



Há mais de 40 anos a comunidade do nordeste de Goiás luta pela pavimentação da rodovia GO-447, entre o entroncamento do Distrito Prata, na GO-118, até Divinópolis de Goiás (GO).

Os motivos para a urgência da obra são vários, passando pela interligação entre duas regiões das mais pobres do estado, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixíssimo, comparado ao de países da África Subsaariana.

Essas duas regiões são vizinhas, mas a falta de uma rodovia pavimentada dificulta tudo: acesso a universidades e boas escolas, integração econômica, escoamento da produção, principalmente de leite e outros produtos mais perecíveis; a interligação turística entre Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e pontos turísticos do estado do Tocantins.

Para se ter uma noção, entre Campos Belos (GO) e São Domingos, local do ponto turístico do lago de São Domingos e das lindíssimas grutas do Parque Terra Ronca, hoje o percurso é feito em estrada de chão, com mais de duas horas, ou sob intensa poeira, na seca, ou sob muito atoleiro, durantes as águas.

Com a pavimentação, esse trecho, com pouco mais de 60 km de extensão, poderá ser feito em 40 minutos. Um saldo gigantesco para a qualidade de vida e de desenvolvimento social e econômico.

Mas parece os governantes estatais, ao longo de quatro décadas, fizeram questão de não enxergar esses aspectos. Este Blog cobra há dez anos essa obra, com dezenas de matérias já publicadas.

A última inciativa foi iniciada em governos anteriores (Perilo e José Eliton) e sua conclusão mais parece uma novela mexicana, com muito dinheiro público desperdiçado, engodos de agentes políticos e muita mentira.

Nesta semana, no entanto, o prefeito de Monte Alegre de Goiás (GO), Felipe Campos, informou que a obra vai novamente ser iniciada, agora no dia 8 de julho.

A promessa é do presidente da Goinfra, Pedro Sales, que informou ao prefeito que obra está licitada e a ordem de serviço será publicada na próxima quinta-feira (1).

Há até agenda da presença do governador Ronaldo Caiado, no dia 8 de julho, para abrir os trabalhos da empresa contratada.

A pavimentação, segundo Felipe Campos, terá duas frentes. Uma saindo da GO-118, com destino ao Distrito Prata. E a outra cabeça, no sentido contrário, iniciando nos trabalhos anteriores de terraplanagem e que foram interrompidos.

Vamos ficar de olhos bem abertos e com lupa sobre a GO-447.

Fonte e texto: Blog Dinomar Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário