terça-feira, 29 de junho de 2021

Promotora integra júri simulado em colégio estadual de Cavalcante-GO


O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da Promotoria de Justiça de Cavalcante, integrou um júri simulado promovido pelo Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, no qual participaram os alunos do 3° Ano C e D. A promotora Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto participou como jurada, a convite do professor de Geografia e Turismo, Mauro Ramero Meserani.

O tema proposto para debate foi a reabertura do comércio na cidade de Cavalcante. Cada grupo teve 30 minutos para apresentar suas ponderações e argumentos, com momento para réplica e tréplica. O professor conduziu os trabalhos.

Os alunos se prepararam durante duas semanas. Na ocasião, foi muito bem explorado pelo grupo favorável à abertura, aspectos como a redução do número de empregos, quantidade de cestas insuficientes, queda do número de turistas, o que afeta drasticamente os donos de pousadas, restaurantes, supermercados. Eles também falaram sobre a fiscalização solidária, argumentaram que a maioria da população já recebeu a primeira dose da vacina, e que outras cidades turísticas já reabriram. Por fim, defenderam o slogan: O vírus, podemos evitar. A fome, não!

Já grupo contra a reabertura enfatizou a quantidade absurda de 500 mil mortes, falta de ambulância e de estrutura, escassez de leitos, precariedade no transporte dos pacientes, falta de conscientização quanto aos protocolos de segurança, transmutação viral, redução dos patrulheiros, festas clandestinas, além das novas variantes do vírus.

Decisão

Por fim os jurados, composto pela promotora de Justiça, a diretora da escola, a secretária de Educação, um representante do Setor de Turismo e uma estudante, votaram. Por 3 votos contra 2 ganhou a tese de que Cavalcante não será reaberta para aos turistas. Ao final, o professor falou com os alunos também sobre a importância da conscientização e do saber na formação de novos profissionais.

Participaram da dinâmica os alunos Vinícius Galvão, Joyce Alves, Guilherme Sionílio, Érika Alves, Salete Marques, Euziane Dias, Taís Moreira, Graciele Santos e Marcilene Ribeiro, Yasmin Moreira, Fabiana Ferreira, Samique Santos e Carolaine Silva.

Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário