quarta-feira, 9 de junho de 2021

SAS Brasil realiza ação de para prevenção do câncer de colo de útero em Campos Belos-GO


A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada às regiões em situação de vulnerabilidade no país, volta a Goiás, com o mutirinho de saúde da mulher, entre os dias 14 e 19 de junho, na cidade de Campos Belos, no nordeste goiano.

Durante o mutirinho, cerca de 200 mulheres chefes de família que residem na região serão beneficiadas pela ação, que realizará a triagem e coleta do exame COBAS das pacientes para identificar as necessidades de cada uma.

Com os resultados e triagem, a SAS Brasil retornará à cidade para solucionar os casos de pacientes que tiveram alterações nos exames, realizando cirurgias e outros procedimentos em todas as áreas oferecidas na primeira ação.

Os atendimentos serão realizados na UTA - Unidade de Telemedicina Avançada - que, desde o começo do ano, está à disposição dos moradores da região. As UTAs da SAS Brasil são estruturas montadas em um container, com consultórios equipados e uma cabine de telemedicina, modelo inovador que alavancou a SAS Brasil frente a soluções de telessaúde para populações sem acesso a internet ou celular.

Campos Belos é uma das quatro cidades do Brasil e a segunda em Goiás em que a SAS Brasil mantém uma UTA fixa. Mensalmente, existe uma média de 300 pacientes na fila de espera do SUS para consultas com especialistas.

O foco de atuação da SAS Brasil é apoiar este atendimento e reduzir os encaminhamentos aos casos estritamente dependentes de atendimento presencial. Segundo levantamento da startup social, as doenças mais frequentes na região são: Leishmaniose, Toxoplasmose, Tuberculose, Hanseníase, Dengue, Câncer de Garganta, Câncer de Intestino e problemas psicológicos.

Adriana Mallet, médica, co-fundadora e CEO da SAS Brasil, explica que a proposta é levar saúde a mulheres de todo o país, de forma inovadora, olhando para elas de forma integral. "A área de ginecologia é uma das mais antigas dentro da SAS Brasil e é muito importante para nós que o projeto chegue às mulheres em regiões de vulnerabilidade social. Em cidades isoladas, elas chegam a esperar até oito meses para fazer um exame", finaliza.

A SAS Brasil é também a dimensão social do Sertões, maior rally das Américas. Para ações nas UTAs, a startup social também conta com apoio do AmigoH, braço das ações sociais de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein, Roche, Philips Foundation e Faculdade São Leopoldo Mandic.

Sobre a SAS Brasil

Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 120 mil pessoas beneficiadas em mais de 200 cidades de 21 estados brasileiros. Para mais informações, acesse: https://sasbrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário