segunda-feira, 26 de julho de 2021

Chapada dos Veadeiros tem quatro focos de fogo em uma noite; vídeo


O fogo segue ameaçando a região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Na noite de domingo (25/7), quatro focos de incêndio foram identificados por brigadistas e moradores de cidades próximas. Um deles atingiu uma grande área em torno da reserva onde ficam as nascentes do Rio Preto, que cruza o parque nacional.

Brigadistas viraram a noite tentando controlar as chamas. Em Alto Paraíso de Goiás, equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama, e voluntários da Rede Contra Fogo agiram nas imediações da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cara Preta, na região do Pouso Alto.

De acordo com as informações, o foco de incêndio no local é grande e de difícil combate. As equipes foram divididas em diferentes pontos para tentar cercar o fogo. O mato seco e o vento forte que acometem o Cerrado nesta época do ano dificultam ainda mais o trabalho, pois aceleram a propagação das chamas.

Imagem registrada pela Rede Contra Fogo, organização de brigadistas voluntários, mostra claramente como era possível, no início da noite de domingo, ver o incêndio, mesmo a longa distância.

Durante a madrugada, foi feito o controle das chamas, mas o trabalho segue, para evitar que elas voltem a surgir.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário