domingo, 18 de julho de 2021

Prefeitura de Posse-GO decreta que quem escolher marca de vacina irá para o final da fila de vacinação


A Prefeitura de Posse, no nordeste goiano, determinou que as pessoas que optarem em não se vacinar com imunizantes de determinados laboratórios irão para o final da fila de vacinação.

A decisão foi oficializada por meio do decreto 131 de 15 de julho de 2021 e tem como principal objetivo coibir a escolha de fabricantes de vacinas contra a Covid-19 por parte da população na hora da aplicação e permitir que aqueles que têm pressa para se vacinar não sejam prejudicados.

A intenção da administração municipal é dar andamento à imunização no município, considerando que os chamados “sommeliers da vacina” tiram a possibilidade de outras pessoas se vacinarem.

“Os chamados sommeliers de vacina são um entrave no avanço da imunização em Posse e todos os municípios”, explica a secretária municipal de Saúde, Claudia Macedo. “Ao escolherem a vacina, essas pessoas acabam tirando a oportunidade de outros moradores se vacinar, já que essas doses não podem ser repassadas para outras faixas etárias e acabam ficando represadas em determinados grupos etários”, explica a titular da Pasta.

De acordo com o decreto, ao recusar tomar o imunizante, o morador terá que assinar um termo, confirmando que será vacinado após os outros grupos contemplados. Caso o munícipe se recuse a assinar o termo, duas testemunhas assinarão o documento dando ciência da condição de remanescente e oficializando a perda do direito à ordem cronológica da vacinação e a realocação para o final da fila.

Para a tomada de decisão, o prefeito Dr. Hélder e a Secretaria Municipal de Saúde levaram em consideração a eficácia de todas as vacinas disponibilizadas no município, uma vez que os imunizantes contam com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o decreto municipal considera que a desistência da vacinação causa “prejuízo severo” à imunização da população e ao combate sistêmico da Covid-19.

Fonte: Prefeitura de Posse

Um comentário:

  1. Estamos em um país democrático e tem em prática fazer escolhas do que e melhor pra si mesmo ninguém e obrigado a tomar a vacina q eles escolhem

    ResponderExcluir