quinta-feira, 8 de julho de 2021

Região do entorno de Brasília terá mais duas escolas de tempo integral


A partir do segundo semestre deste ano, Águas Lindas contará com seu primeiro Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) e Novo Gama com o terceiro

A região do entorno de Brasília terá mais duas escolas públicas estaduais de tempo integral, a partir do segundo semestre de 2021. O Colégio Estadual Rocha Leal, de Águas Lindas, e o Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, de Novo Gama, serão convertidos em Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), com jornada escolar de 9 horas diárias, três refeições por dia e currículo dinâmico e flexível.

Águas Lindas terá sua primeira escola estadual de tempo integral, enquanto Novo Gama somará três Cepis. Ao todo, a região do entorno de Brasília contará agora com 19 unidades deste modelo, que apresenta melhores resultados educacionais e maiores chances de o estudante ingressar no Ensino Superior. Ao todo, a rede estadual de ensino em Goiás possui atualmente 151 escolas de tempo integral e está em processo de implantação de mais 16 unidades para o segundo semestre.

A ampliação do número de Cepis atende a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) e a meta 3 do Plano Estadual de Educação (PEE), que visam oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica, até 2024.

Melhores resultados

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade da educação no Brasil, os estudantes das escolas de tempo integral apresentam maiores taxas de aprovação e melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Eles também têm maior chance de ingressar no Ensino Superior, segundo uma pesquisa do Instituto Sonho Grande (ISG).

“Enquanto a média do Ideb da rede estadual é 4,7 no Ensino Médio, a média das escolas de tempo integral nessa fase é 5,2. No Ensino Fundamental II, a média da rede é 5,4, enquanto a das escolas de tempo integral é 5,8”, destacou a superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha.

Outros benefícios

Ainda de acordo com a superintendente, o modelo de ensino em tempo integral não consiste apenas em passar mais tempo na escola. O foco do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada.

Márcia Rocha também explica que, durante o dia na escola, o aluno não participa somente de aulas teóricas, mas também de práticas de laboratório, projetos científicos e clubes juvenis. Ao longo do ano, o estudante é acompanhado por um professor tutor, que irá auxiliá-lo nos estudos e no desenvolvimento de seu projeto de vida.

O projeto de vida é o plano que o estudante constrói para seu futuro pessoal, acadêmico e profissional, com metas, objetivos e sonhos. Esse plano é o tema de um componente curricular próprio, na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, mas também é o fio condutor de todas as aulas e atividades dos Cepis.

Outro diferencial da escola de tempo integral é o currículo dinâmico e flexível, que dá mais autonomia ao aluno em relação a seu estudos. Além dos componentes curriculares obrigatórios, a escola oferece componentes curriculares que são escolhidos pelo estudante de acordo com seus interesses e afinidades, em diferentes áreas do conhecimento.

Águas Lindas e Novo Gama

A coordenadora regional de Educação de Águas Lindas, Lena Vânia Cordeiro, relata que os estudantes da comunidade estão animados com a implantação do novo Cepi. “Para nós é um sonho que será realizado. A maioria dos alunos quer estudar lá porque é uma novidade. Também tivemos muita procura de professores para trabalhar na unidade escolar”, conta ela.

Em Novo Gama, o terceiro Cepi do município está localizado no centro da cidade e é resultado de uma série de conversas com os pais, alunos e professores do colégio. “Fizemos várias reuniões para chegar a essa decisão. Falamos do grande potencial do Cepi, destacando que, nesse modelo de ensino, o aluno poderá ter um futuro diferente”, afirma a coordenadora regional de Educação de Novo Gama, Carla Helena.

Em Águas Lindas, a Coordenação Regional de Educação (CRE) também está atendendo os pais e esclarecendo dúvidas sobre o novo modelo e a ampliação do horário das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário