quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Bombeiros extinguem foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros, em São João D'Aliança-GO


Um foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros foi extinto na madrugada de terça-feira (24), em São João D'Aliança, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho começou no dia anterior e contou com apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio).

Apesar de este foco ter sido extinto, o Corpo de Bombeiros informou que há equipes trabalhando em outras ocorrências de incêndio nas proximidades do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Segundo o comunicado da corporação, há focos ao sul, noroeste e ao norte do Parque. A reportagem questionou a corporação sobre quantos focos há exatamente, em que cidades e qual a extensão de cada um, por mensagem, às 11h32 desta terça-feira, e aguarda retorno.

Tenente dos bombeiros de Goiás e subcomandante da Operação Cerrado Vivo na região, Veridiano Júnior explicou que o incêndio neste local, próximo à Cachoeira dos Macaquinhos, começou na segunda-feira (23) e teve cerca de 5 km de extensão. No entanto, outros dois focos foram apagados dias antes em locais próximos.

“Não são os mesmos focos, mas são em regiões próximas, distâncias de 10 km e 20 km. Quase todos os dias há um novo foco de incêndio florestal. Nesse caso era uma região de serra, montanhosa, de difícil acesso, com muitas pedras”, comentou.

Incêndios

Os bombeiros da região e brigadistas do ICMBio já pagaram diversos incêndios na região nos últimos meses. Em meados de julho, também em São João D'Aliança, houve outro incêndio que levou cerca de três dias para ser extinto. Na ocasião, também foi necessário lidar com áreas de difícil acesso.

No final do mesmo mês, outro incêndio destruiu parte da vegetação em Alto Paraíso de Goiás, também no Entorno do Distrito Federal. O fogo nessa ocasião foi apagado após dois dias de trabalho de mais de 30 brigadistas e bombeiros.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário