quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Casos da variante Delta são registrados em São João D’Aliança-GO; pacientes foram contaminados pela variante em hospital do DF


Os pacientes diagnosticados com a variante Delta da Covid-19 em São João D’Aliança, na região Nordeste de Goiás, contraíram a cepa num hospital do Distrito Federal (DF), de acordo com a prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que um dos pacientes é um indivíduo que foi submetido a cirurgia na unidade, e a outra pessoa era sua acompanhante no hospital.

A prefeitura divulgou a informação após a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) informar que já registrava 10 casos da variante inicialmente encontrada na Índia no estado, sendo dois novos em São João D’Aliança. Além disso, um óbito foi confirmado em Aparecida de Goiânia. Trata-se de um idoso de 67 anos que estava internado no Hospital Garavelo e que teve a morte confirmada no último domingo (8).

Conforme a nota da Prefeitura de São João D’Aliança, dois casos da variante Delta foram identificados na região após sequenciamento genético. Um deles trata-se de paciente “que foi submetido à cirurgia em Hospital da Rede Pública do DF, contraindo o vírus no leito de recuperação”. “O acompanhante foi submetido à investigação e o CIEVS-DF identificou o sequenciamento positivo para ambos os casos”, informa a nota.

Casos de variante Delta demoraram a ser comunicados, afirma prefeitura

Ainda na nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São João D’Aliança diz que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Goiás (CIEVS-GO) comunicou “tardiamente” a Vigilância Epidemiológica sobre os casos da variante, dificultando “a rastreabilidade em tempo hábil”. Veja:

“A Vigilância Epidemiológica foi comunicada pelo CIEVS-GO tardiamente, o que dificultou a rastreabilidade em tempo hábil. Os casos identificados e os contatos estão sendo monitorados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica municipal.”

Novos casos e óbito pela nova cepa em Goiás

A SES-GO já confirma 10 casos da nova variante da Covid-19 no estado: quatro casos em Goiânia (duas pessoas trabalham em hospital do DF), um de Santo Antônio do Descoberto (também trabalhador do DF), dois de São João D´Aliança (ambos trabalham no DF) e três em Aparecida de Goiânia.

Fonte: Mais Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário