quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Morre o ex-prefeito de Campos Belos-GO, Domingos Antônio Cardoso



Morreu, na quarta-feira (18), o ex-prefeito de Campos Belos (GO), Domingos Antônio Cardoso, aos 86 anos. O ex-prefeito vinha muito debilitado, sendo cuidado em casa pela família, em home care. Nesta semana, no entanto, sua saúde piorou muito, foi levado à UTI, mas não resistiu e morreu nesta tarde.

Domingos Cardoso, forte produtor rural do município, é da tradicionalíssima família Cardoso, pioneira em Campos Belos e descendente direto do brigadeiro Felipe Antônio Cardoso.

Ainda criança, fez o curso primário em Campos Belos, na década de 1930, e depois, em Barreiras (BA), o curso de Admissão. Fez o “Ginásio” em Formosa (GO), no Colégio Diocesano do Planalto e o curso Científico, em Goiânia (GO), no Ateneu Dom Bosco. 

Adulto e formado, foi por diversos anos funcionário do Lloyd Brasileiro (Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro), em Goiânia. Decidiu voltar para Campos Belos na década de 1970, para entrar na política. Foi vereador e prefeito por duas vezes. A última gestão, no início dos anos 80. 

Mesmo após 40 anos, manteve seu capital político, angariado durante sua gestão como perfeito, marcada por sua autenticidade e voltada para os mais pobres, com irrestrito apoio aos lavradores e pequenos produtores rurais

Uma de suas demandas foi apresentar o município de Campos Belos, sediado no longínquo sertão goiano, às autoridades estaduais, em Goiânia, e federais na nova capital do país. 

Na infraestrutura, foi um trator. Abriu ruas, construiu muitas pontes e muito valorizou a educação. É dele a obra do colégio Felismina Cardoso Batista e do Colégio Dom Alano, antigo ginásio. Naquela época, conhecia os munícipes pelo nome e todos os cantos físicos da comunidade.

No âmbito familiar, era tido como um filho exemplar e um irmão amoroso.

Teve nove irmãos: Mariana Antônio Cardoso, Francisco Cardoso, Alícia Cardoso, Antusa Cardoso, Gilselda Cardoso, Joaquim Antônio Cardoso, Alaídes Cardoso Valente, Jose Antônio Cardos Filho (o Zequito), e Diná Cardoso.

Casou-se duas vezes, curiosamente com mulheres da cidade vizinha de Arraias (TO), descendentes das famílias Abreu Carvalho e França.

Domingos Cardoso deixa duas filhas, advogadas, Rosana e Barbara Cardoso e o filho, estudante de medicina, Rogério Cardoso.

A morte do ex-prefeito deixou consternada toda a cidade, principalmente os moradores mais antigos, que o amavam.

“Tenho muitas conversas gravadas, dos longos papos que tivemos. Me ensinou muita coisa sobre a nossa terra.

Campos Belos acaba de perder uma Memória e tanto de sua História. O seu Domingos tinha uma memória dos fatos, como poucos, conhecia cada detalhe da História da nossa cidade.

Hoje, Campos Belos fica órfão de um dos seus filhos mais camposbelense, um dos filhos mais ilustres. Hoje, a História de Campos Belos fica mais pobre, pois morreu a sua Biblioteca humana mais lúcida que já conheci. Sinto-me como se tivesse morrido um parente próximo, tamanho era o meu carinho e a minha admiração. Minha família de coração”, divulgou a empresária Rozinha Almeida.

Nas redes sociais, o filho Rogério Cardoso, emocionado, escreveu:

“Pai, obrigado por ter dedicado parte de sua vida a nós. Obrigado por ter sido pai, amigo, enérgico, por nos ensinar que todos somos iguais. Você foi maravilhoso….o caminho será longo , mas a semente de amor que plantaste esta germinou e seguira seu legado.

Agora é a hora de o senhor repousar na casa do Pai Eterno. Nós estamos em paz, meu pai.  Buscamos o conforto no amor que você nos deu.

Segue sua viajem pelos caminhos do céu. Muita gratidão por tudo. Eu vou cuidar de minhas irmãs e de sua neta como o senhor me pediu.

Agora só desejo que sua viagem seja em paz; o vovô e a vovó estarão lhe esperando com as notícias do lado de cá.

Agora, meu pai, o senhor poderá andar, abraçar meus avós que estão no mundo do criador. Talvez nossa despedida fosse esta planejada por Deus, não cabe questionamento, mas aceitar e agradecer…

A sua mulinha “Piaba” está pronta para sua viajem à Casa do Pai.

não temas, segura na mão de Deus. Até breve seu Domingos Antônio Cardoso”.

Sepultamento

A família informou que o corpo do ex-prefeito será velado na Câmara de Vereadores de Campos Belos (GO), em horário ainda não definido, e será sepultado no jazigo da família no cemitério municipal.

Fonte e texto: Blog Dinomar Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário