sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Projeto ambiental entrega contêineres e promove cursos na cidade de São Domingos-GO



A cidade de São Domingos, localizada na região nordeste de Goiás, recebe desde agosto do ano passado o projeto "Reciclando o Amanhã". O trabalho consiste em promover a educação ambiental e implementar um sistema de reciclagem, reaproveitamento e reutilização de resíduos sólidos no município, tendo como foco os estabelecimentos de ensino. Executado na cidade pela Escola SENAI Vila Canaã, o projeto integra os Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) - Núcleo de Meio Ambiente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instituição do Sistema FIEG.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo programa de gerenciamento de resíduos estão cursos de reciclagem, de reaproveitamento de resíduos, de transformação de resíduos orgânicos e outros do universo da educação ambiental. Também é realizada a organização de pontos estratégicos para coleta seletiva, com a entrega de contêineres de separação.

O serviço ofertado pelo SENAI foi demandado pela Prefeitura de São Domingos, em parceria com a Funasa. Até então, o projeto na cidade entregou 140 composteiras e mais de 100 contêineres; capacitou mais de 300 pessoas em reciclagem; promoveu oficinas de produção de móveis com pneus usados; realizou concursos de redação e desenho com os alunos da rede de ensino - com entrega de premiações; e contribuiu, ainda, auxiliando na criação de um projeto de lei que visa implantar o Núcleo em Educação Ambiental no município.

Segregação de resíduos

Os contêineres para segregar metal, vidro, plástico e papel foram entregues em todas as escolas de São Domingos, tanto na área rural, como na urbana. Postos de saúde e outros importantes pontos da cidade também receberam os equipamentos. Antes da entrega, o SENAI elaborou um planejamento de coleta seletiva para execução da Prefeitura e preparou os moradores para segregar corretamente os seus resíduos.

Educação Ambiental

De acordo com a Prefeitura de São Domingos, foram beneficiados mais de mil alunos dos Ensino Médio e Fundamental e da Educação Infantil. Além disso, foi a primeira vez que o Município realizou concursos dessa natureza, despertando na comunidade a preocupação com o lixo descartado de forma incorreta, propondo soluções para essa problemática e incentivando a escrita e a leitura nos alunos. Os prêmios para os vencedores foram celulares, bicicletas e mochilas.

As oficinas de reaproveitamento de pneus usados despertaram nos educandos a conscientização para os riscos do descarte inadequado desses materiais. Além de promover educação ambiental, a aprendizagem capacitou os alunos para o exercício de uma nova fonte de renda com a produção de móveis. Todos os cursos e oficinas respeitaram os protocolos de saúde para prevenção à Covid-19, com o uso obrigatório de máscara e álcool gel e distanciamento seguro entre os alunos. Algumas aulas foram disponibilizadas também em formato online.

O prefeito Cleiton Gonçalves Martins disse que está bastante satisfeito com os resultados do programa desenvolvido em São Domingos pelo SENAI. Segundo ele, a instituição demonstrou “responsabilidade e compromisso na organização e planejamento das atividades, que irão melhorar as condições sanitárias do município e reduzir o lixo descartado de forma errada, promovendo a saúde na cidade”.

São Domingos

Com cerca de 13 mil habitantes, São Domingos possui quatro povoados e dois assentamentos na área rural e é conhecida por abrigar o Parque Estadual Terra Ronca (PETeR), que possui o maior complexo de cavernas da América Latina. No total são 14 unidades de ensino, com 85 salas de aula e 173 docentes.

Serviços de Tecnologia e Inovação

Os Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI se destinam a apresentar soluções acessíveis e customizadas em diversas áreas tecnológicas. Além das indústrias em geral, os serviços são voltados também para públicos diversos como condomínios, empresas na área comercial de pequeno, médio e grande porte, órgãos públicos e outros.

Os ramos de atuação do STI englobam desde meio ambiente a alimentos, cosméticos, moda, construção civil, energia, normas e regulamentos técnicos, automação e outros. Os serviços de STI disponibilizam um conjunto de estratégias para diferentes problemas, oferecendo soluções personalizadas e capazes de posicionar indústrias, empresas e negócios com melhor destaque no mercado.

Para pedir uma consultoria ou saber mais sobre STI, entre em contato pelo (62) 3219-1429. Se o seu interesse for específico na área de Meio Ambiente, o telefone é o (62) 3235-8175 e o e-mail, meioambiente.senai@sistemafieg.org.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário