terça-feira, 14 de setembro de 2021

Incêndio no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, segue sentido ao Parque Estadual Águas do Paraíso


Entrou no terceiro dia o combate ao incêndio no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. O capitão Luiz Antônio Dias, do Corpo de Bombeiros, contou, na manhã desta terça-feira (14), que as chamas estão progredindo sentido ao Parque Estadual Águas do Paraíso. Estima-se que em torno de oito mil hectares já foram consumidos pelas chamas.

Nesta manhã, em torno de 80 pessoas entre bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do PrevFogo - ligados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), servidores do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e voluntários combatem o incêndio que está entre o Vale da Lua e o Parque, na região da Cachoeira dos Couros.

Outros 35 militares especialistas em combate de incêndio estão a caminho e irão auxiliar no trabalho, com isso até o final desta terça serão mais de 150 pessoas trabalhando no combate das chamas. De acordo com o capitão há duas frentes, uma no sentido à Cachoeira do Segredo e outra sentido à Cachoeira dos Couros, entre o Vale da Lua e o Parque.

Dias explica que a combinação de umidade relativa do ar inferior a 30%, ventos que ultrapassam 30 quilômetros por hora e temperatura máxima chegando a 30º C influenciam em uma propagação muito rápida e violenta das chamas.

Questionado sobre o que teria causado o incêndio, o militar disse que foi provocado por ação humana. No entanto, destacou que não tem como afirmar se foi acidental ou intencional.

REFORÇO NO COMBATE

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi enviado nesta manhã para reforçar o combate das chamas no Vale da Lua, em Alto Paraíso de Goiás. A aeronave se juntou aos dois aviões da ICmBio, que já estão atuando no incêndio.

Fonte e texto: O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário