sábado, 25 de setembro de 2021

Prefeitura Municipal e Rede Pouso Alto de Agroecologia promovem a 1ª Feira de Sementes e Mudas em Campos Belos-GO



Na manhã de sexta-feira (24) foi realizada, no Centro Olímpico Padre Magalhães, em Campos Belos, a primeira edição da Feira de Sementes e Mudas de Campos Belos, promovida pela Rede Pouso Alto de Agroecologia e pela prefeitura municipal de Campos Belos, no nordeste goiano.

O evento ao ar livre atraiu muitas pessoas entre elas, professores, representantes do legislativo e executivo municipal, jovens, agricultores familiares e extrativistas.

Durante a Feira realizada, das 9h às 11h, 10 expositores extrativistas e da agricultura familiar, expuseram produtos, sementes e mudas de espécies nativas do Cerrado. 

 O Prefeito Pablo Geovane, durante a abertura do evento destacou a importância de cada cidadão em contribuir para preservação do meio ambiente e citou a Feira de Sementes e Mudas como uma das muitas ações que pretende desenvolver  no município para a promoção  do desenvolvimento sustentável, o Coordenador da Rede Pouso Alto de Agroecologia  Sat explicou a história e importância  da Feira de Sementes e Mudas para todo território da Chapada dos Veadeiros destacando a importância da primeira Feira em Campos Belos,  a professora Terezinha Dias da Embrapa Recursos Genético, falou sobre a importância para município e para a região desse momento em Campos Belos e destacou o apoio e a organização da prefeitura municipal de Campos Belos nesse importante evento e falou também sobre o importante trabalho que a Embrapa vem realizando ao longo dos anos na conservação de Sementes. 

A professora Francielle Rego destacou que o momento é histórico e requer o envolvimento da comunidade para que se torne permanente e promova grandes transformações em prol ao desenvolvimento sustentável local e da região, Dona Fiota (Extrativista da Comunidade Quilombola Vão de Almas de Cavalcante) destacou os incêndios que estão ocorrendo no Cerrado há vários dias, e sua preocupação com sobrevivência dele.

Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros vem reunindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pequenos produtores e a comunidade local, além de representantes do poder público, ONGs, estudantes e pesquisadores ao longo de 11 anos, proporcionando um rico ambiente de intercâmbio de experiências e saberes. E esse ano firmou uma importante parceria com a prefeitura municipal de Campos Belos, para que houvesse a primeira edição em Campos Belos.

A troca de sementes é um momento privilegiado para a constituição de redes de reciprocidade e para a transmissão de conhecimentos. A Feira de Sementes e Mudas é um e valioso espaço de interação, integração e transformação socioeconômica para todos os municípios e comunidades envolvidas. As pessoas que puderam participar da Feira tiveram oportunidade de conhecer muitas variedades de sementes e mudas, além de levar algumas para casa.

Destacamos a participação do  Prefeito Municipal de Campos Belos Pablo Geovane,  a Secretária de Assistência Social do Município Tathyane Pricinote, Sat ( coordenador  Rede Pouso Alto de Agroecologia), da Terezinha Dias e Nadir ( Embrapa), Dona Fiota (Extrativista da Comunidade Quilombola Vão de Almas de Cavalcante), a professora Francielle Rego( guardiã de sementes), Leandro Silva ( Gestor Ambiental do Município de Campos Belos), Vereadores ( Rodrigo, Gilson e Ivone), Irineu e Deuzelia ( produtores de mudas em Campos Belos), Ari Menezes ( extrativista de Campos Belos), Fernando ( agricultor do Recanto de Jah em Alto Paraíso), Heleno Alexandrino ( Guardião de Sementes), Junior do Baru ( Campos Belos), Fabiano Arantes ( Diretor do IF Goiano Campus Campos Belos), Wanderson Luiz (Secretário Municipal de Educação), Adelino Machado (  UEG_Campos Belos), Daiane ( presidente da Associação Quilombola do Brejão), Wesla Mareco ( presidente do Rotary Clube Nova Geração de Campos Belos), Wandson Lima ( Gomes Lima Produtos Agropecuário ) , José Rodrigues e Rosolinda ( Casa da Terra) e o professor Darsilvio Melgaço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário